Casa Tendenza leva Arte Brasil - Um Olhar para a Semana de Design em Milão

Pela primeira vez, nós participamos da mostra Brazil: Essentially Diverse, em Milão, na Itália. A feira Be Brasil foi uma experiência através de espaços sensoriais que exploraram quatro conceitos: "essencialmente diversa", "essencialmente inovador", "essencialmente sustentável" e "essencialmente criativo". Nesse cenário de tanta riqueza cultural, os dois quadros da coleção Arte Brasil - Um Olhar (Minas Gerais) fizeram parte dessa viagem pelo melhor da arte e design brasileiro no Museo della Permanente entre os dias 8 e 14 de abril. As peças mostram as esculturas da artesã Vicentina Julião. Um momento único para a história do projeto que reconhece o valor da cultura popular brasileira através do olhar de artistas e artesãos.

“Nós vivemos uma experiência linda na Brazil: Essentially Diverse. Esse evento recebeu toda sensibilidade das criações e esculturas da Vicentina Julião. Ficamos muito felizes, porque foi muito importante para nós e para os artesãos e designers brasileiros. Nós sabemos o quanto trabalhar com arte no Brasil é difícil pela falta de valorização e a roda da vida diz muito isso, são pessoas unidas que olham pra si e se abraçam em comunhão. Eu acredito que é esse o futuro da humanidade, olharmos mais para o outro e sermos mais unidos”, destaca Lisi Wendel, diretora e artista da Casa Tendenza Galleria.

E falando em diversidade… O que vimos por lá?

Foram dezenas de instalações que estavam espalhadas pela cidade que emanava design em todos os sentidos. Uma das obras mais polêmicas desta edição foi a do designer Gaetano Pesce que foi criada em celebração aos 50 anos da poltrona UP B&B Itália. Com oito metros de altura, a obra retratou a silhueta de um corpo feminino na frente do Duomo. Ela estava repleta de flechas e presa a uma corrente simbolizando a violência contra mulher.

Andando ainda por Milão, encontramos no canal Conca dell'Incoronata, a água dando movimento ao passado, presente e futuro da cidade em uma homenagem aos 500 anos de morte do pintor e engenheiro Leonardo da Vinci. A instalação Aqua - A visão de Leonardo foi uma vivência do legado do artista pela energia, beleza e forma do elemento água, segundo a ISalone.

De uma maneira geral, percebemos o quanto o mobiliário e a iluminação dos ambientes devem agregar elementos naturais e rústicos como a madeira e a cerâmica. É uma sensação de vida e desconstrução do conceito urbano.