blog

12/07/2018

Arte Brasil - Um Olhar: na trilha da arte brasileira

Arte Brasil - Vídeo Principal Youtube

Enquanto você lê este texto, há milhares de artistas e artesãos produzindo trabalhos de altíssima qualidade pelo Brasil inteiro. No entanto, muitos destes talentosos profissionais não recebem o devido reconhecimento e a visibilidade que merecem.

Ciente deste fato, a Casa Tendenza Galleria criou o projeto Arte Brasil - Um Olhar que pretende dar visibilidade a artistas brasileiros moradores de regiões isoladas ou de difícil acesso pelo país afora.

O lançamento do projeto ocorrerá na 26ª edição da Abimad, onde serão expostas telas e quadros produzidos a partir do olhar de Lisi Wendel e Tales Morigi sobre o trabalho desses artistas.

Caminhos da arte brasileira

Em seu primeiro destino, Lisi Wendel e Tales Morigi desbravaram o interior de Minas Gerais, onde conversaram com artistas locais que sobrevivem de sua arte. Da capital Belo Horizonte à pequena Prados, a dupla se deparou com artesãos, ceramistas e artistas que trabalham com diferentes técnicas, cores e formas que resultam da singularidade inerente às suas diferentes histórias de vida e trajetórias profissionais.

O projeto visa levar o trabalho destes profissionais para o Brasil todo, transpondo barreiras físicas, geográficas e sociais.

Como forma de incentivar e promover as iniciativas locais, um percentual da venda de cada quadro e tela produzido por Tales e Lisi será revertido para os artistas participantes do projeto.

Quem participa do projeto Arte Brasil - Um Olhar

Antônio Julião

Morador da cidade de Prados, próxima de Tiradentes, no interior de Minas Gerais, Antônio Julião é um dos escultores convidados a participar do projeto Arte Brasil - Um Olhar. Seu trabalho é produzido em madeira com esculturas que abrangem a temática ambiental através das representações de animais e plantas, além de situações inerentes à vida no campo. Uma característica marcante do seu trabalho é que a as suas peças são produzidas em colunas a partir de um tronco único com estruturas vazadas e internamente esculpidas.

Elisa Pena

Ceramista com mais de 30 anos de experiência, Elisa Pena é um nome conhecido no meio das artes visuais mineiras. Moradora de Belo Horizonte, Elisa iniciou seus trabalhos ainda na infância. A escultora expressa sua arte através da escultura em cerâmica e barro com detalhes em limalha de ferro e cobre. Além de peças sacras, Elisa cria belíssimas esculturas de cabeças excepcionalmente expressivas, em sua maioria, representando rostos femininos.

Guto Carassa

José Augusto Carassa, mais conhecido como “Guto”, é membro de uma família de escultores da pequena cidade de Prados, no interior de Minas Gerais. Escultor há mais de 20 anos, Guto cria peças de diversas formas e tamanhos, embora tenha ficado especialmente conhecido pelos leões e leoas gigantes que produz em madeira com exímio capricho e cuidado no acabamento.

Rhayani Paschoalim

Nascida no Paraná, Rhayani Paschoalim, também conhecida como “Curió”, hoje vive em Uberlândia. Suas pinturas em papel apresentam cores vivas com aplicações que transitam entre giz pastel, tinta acrílica e nanquim. Devido à sua proximidade com a natureza, Curió recria suas experiências através de personagens imaginários em imagens coloridas e traços delicados.

Tiago Carassa

Morador da Vila Carassa, na pequena cidade de Prados, em Minas Gerais, Tiago Carassa trabalha sem moldes ou modelos pré-definidos. Tiago cria belíssimos leões e leoas gigantes esculpidos em madeira que são o destaque da sua obra. Membro de uma família de artesãos, Tiago aprendeu o ofício ainda na infância e segue ganhando a vida através de sua arte.

Vicentina Julião

Mãe de família e escultora por vocação, Vicentina Julião vive com os filhos na cidade de Prados, no interior de Minas Gerais, onde nasceu em 1955. Ao lado de sua filha Juliana Julião produz mandalas, esculturas e painéis esculpidos inteiramente à mão. As belíssimas peças produzidas em cedro por ela apresentam pessoas e animais dispostos em círculos nomeados por ela como “Roda da Vida”.

Assista o vídeo de lançamento e se inscreva no nosso canal do Youtube para acompanhar essa jornada: