Dia Internacional da Mulher

A aproximação do dia 8 de março torna inevitável (e necessária) a reflexão acerca da trajetória das mulheres ao longo da história.

A ideia do Dia da Mulher surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto. Foi em 1975 que as Nações Unidas adotaram oficialmente o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Desde então, muito já foi conquistado; mas a desigualdade de gênero ainda é uma realidade, de modo que a discussão ainda se faz necessária.

No contexto das artes visuais, o coletivo Guerrilla Girls, dos EUA, é movido pela luta por uma maior representatividade feminina no universo das artes. “As mulheres precisam estar nuas para entrarem no Metropolitan Museum? 5% das artistas na seção de arte moderna são mulheres, mas 85% da nudez nas obras é feminina”. Essa frase compõe um dos muitos cartazes do coletivo, que traz a público o número desigual de artistas mulheres, em relação aos homens, na formação da coleção de um dos museus mais visitados do planeta – ao passo que, entre as obras que figuram nus, a grande parcela corresponde a corpos femininos. Fazendo um paralelo com o MASP, apenas 6% dos artistas do acervo em exposição são mulheres, enquanto que 60% dos nus são femininos.

Pensando sobre todos esses movimentos rumo à equidade de gênero, a Casa Tendenza lançou uma coleção especial de mini artes entitulada "Elas em Movimento", que tem como objetivo promover um diálogo sobre a trajetória das mulheres na história até os dias de hoje. Quem assina a coleção é a artista Lisi Wendel, que ressalta: "a sororidade e união fazem parte desse movimento". 

Esposa, namorada, amigas, familiares, colegas de trabalho… Quem são as mulheres que você gostaria de homenagear neste mês de março? Para conhecer as opções de arte, entre em contato conosco pelo WhatsApp (51) 99194 3695 ou pelo e-mail comercial1@casatendenza.com.br e receba o catálogo!